QUIÁLTERAS

Quiáltera (que altera) refere-se a uma alteração na contagem/divisão do tempo na partitura, normalmente a contagem/divisão é feita por números pares de notas de mesmo valor (lembre-se da tabela de divisão das notas: 1 semibreve = 2 mínimas = 4 semínimas = 8 colcheias = 16 semicolcheias = 32 fusas = 64 semifusas), entretanto, com o recurso das quiálteras pode se agrupar números ímpares de notas de mesmo valor que equivalem a uma única nota ou um grupo de números pares convencionais. Ex Pode se executar 3 colcheias no tempo de 1 semínima, quando isso ocorre este grupo de três colcheias chama-se tercinas.
Confira definição do Wikipédia
Em música, quiáltera é o nome que se dá a qualquer alteração da subdivisão de um tempo. Para algumas subdivisões, as quiálteras possuem nomes específicos, como tercina e sextina.
Quiálteras: uma tercina padrão; uma tercina denotada sem colchetes; uma quiáltera descrita por uma razão
Quiálteras: uma tercina padrão; uma tercina denotada sem colchetes; uma quiáltera descrita por uma razão 
Por exemplo, quando num tempo, em vez deduas colcheias, colocamos três, todas com a mesma duração, temos uma tercina. Nela, cada colcheia equivale a um terço de tempo, a tercina é representada por um ‘3’, situado em cima das notas. 
Se as notas de uma quiáltera estão ligadas, a marcação de colchete pode ser omitida e o número é escrito acima da marca de união, como mostrado na ilustração. Ocasionalmente, o colchete é omitido se as notas estão unidas por ligadura. 
Para outras quiálteras além da tercina, o número indica a razão em relação à próxima potência de dois inferior. Assim, uma quiáltera indicada com o numeral 5 significa que cinco das notas do valor indicado totalizam a duração normalmente ocupada por quatro. Alguns números são usados de forma inconsistente: por exemplo, o numeral 7 às vezes é usado para indicar 7 notas na duração de 4, mas outras vezes para indicar 7 notas na duração de 8. Para evitar ambigüidade, compositores às vezes escrevem a razão explicitamente ao invés de um único número, como mostrado no terceiro exemplo da ilustração. 
Quiálteras são bastante usadas na notação de polirritmos. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>